Vale a pena economizar energia, se sim "está tudo bem"? Existem enormes reservas de petróleo e gás, a maior usina hidrelétrica do mundo e muitos reatores atômicos. Realmente não é suficiente? Chega, mas você ainda precisa salvar, porque ...

O Dia Internacional de Energia de Energia foi estabelecido relativamente recentemente, 11 de novembro de 2008. O iniciador do feriado foi o projeto da Rede Ambiental "Projeto Escolar para o uso de recursos e energia".
Parece que as crianças surgiram com férias, que se divertem, os adultos não se importam com ele. De fato, o feriado não foi inventado pelas crianças, mas por adultos e pessoas responsáveis que se preocupam com o destino da humanidade e do planeta.
Infelizmente, nem todos nós vemos a necessidade de economizar energia, por isso é muito importante que o projeto da escola tenha sido o iniciador do dia de economia de energia. Se as crianças entendem por que economizar energia, então, no futuro, os adultos não terão que convencer os adultos a recursos.
E ainda por quando? O que a economia de energia nos dá?
1. Dinheiro
Tudo é simples com dinheiro. Gastamos menos energia - pagamos menos por isso. Talvez alguém esteja com desprezo, uma careta: "Aqui está outro, para contar dinheiro!" Mas essa é apenas uma das vantagens da economia de energia.
2. Comfort
Uma parte significativa das despesas de energia é para manter uma temperatura confortável da casa e do escritório. No inverno - para aquecimento, no verão - para ar condicionado.
Um sistema climático devidamente configurado não apenas a produção de energia consome, mas suporta um confortável "clima na casa". No inverno, ninguém congela, no verão - não define pelo material.
3. Natureza
A parcela de fontes renováveis "verdes" na produção mundial de energia está constantemente aumentando. Mas os volumes de energia “pura” ainda são logo iguais aos que recebemos, queimando produtos, carvão e produtos petrolíferos.
Hidrocarbonetos em chamas, jogamos na atmosfera um grande número de prejudiciais a todas as substâncias vivas, das quais sofremos não apenas nós, mas também nossos animais, rios, florestas e lagos.
Quanto menos consumimos energia, menos sujeira entra na natureza, melhor nossa saúde, nossas florestas são magníficas e mais limpas nossas lagoas. Além disso, nossos filhos poderão ver um coelho, uma cegonha ou um cervo não através das barras no zoológico, mas no caminho da floresta, fora do trem ou carro.
4. Clima
O dia não passa para que a mídia não relate um novo furacão, calor catastrófico, inundação ou seca. Os cientistas culpam o aquecimento global nisso e o associam a um aumento na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta.
Um dos poluentes mais poderosos da atmosfera de dióxido de carbono é a energia. Ao reduzir o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono, poderemos suspender processos climáticos negativos.
Deixe os céticos afirmam que nada realmente provou que é possível que o crescimento da concentração de gases de efeito estufa não seja uma causa, mas uma conseqüência do aquecimento. Esta é uma ocasião para abandonar o fato de que pode prejudicar nosso planeta? É muito perigoso esperar por evidências confiáveis? Quem vai esperar por eles e quem precisará deles, se o objetivo de nenhum retorno for passado? Certamente não nós e não nós.
5. Economia e tecnologia
Quanto mais baixos os custos de energia para a produção de produtos, menor seu preço, maior a competitividade dos bens, mais eficaz a economia.
O consumo de energia digno estimula o pensamento científico e o desenvolvimento das tecnologias modernas. Alguém se lembra quando os carros americanos pararam de regar Highiva com gasolina? Após a primeira crise energética de 1973.
As mais recentes tecnologias fornecem liderança tecnológica, tornam as mercadorias ainda mais competitivas, aumentam a segurança econômica e militar.
6. Crianças
Todos trabalhamos, nos divertimos, discutimos sobre política e apressamos a escada da carreira. Mas vivemos pelo bem de nossos filhos, não é?
Quanto menos consumimos os recursos do planeta, mais eles continuarão sendo nossos filhos e netos. Não vale a pena economizar energia pelo menos para isso?