
Vale a pena economizar energia se “está tudo bem”? Existem enormes reservas de petróleo e gás, grandes centrais hidroeléctricas e muitos reactores nucleares. Isso realmente não é suficiente? É o suficiente, mas você ainda precisa economizar, porque...
O Dia Internacional da Economia de Energia foi instituído há relativamente pouco tempo, em 11 de novembro de 2008. O iniciador do feriado foi a rede ambiental “Projeto Escolar de Utilização de Recursos e Energia”.
Parece que as crianças inventaram um feriado para elas, deixe-as se divertir, os adultos não ligam para isso. Na verdade, o feriado não foi inventado por crianças, mas por adultos e pessoas responsáveis que se preocupam com o destino da humanidade e do planeta.
Infelizmente, nem todos vemos a necessidade de poupar energia, por isso é muito importante que o iniciador do Dia da Poupança de Energia tenha sido um projecto escolar. Se as crianças compreenderem porquê poupar energia, então no futuro não terão de convencer os adultos da importância de cuidar dos recursos.
E ainda assim - por quê? O que a economia de energia nos proporciona?
1. Dinheiro
Tudo é simples com dinheiro. Gastamos menos energia – pagamos menos por isso. Talvez alguém faça uma careta com desdém: “Aqui, contando quantias escassas!” Mas este é apenas um dos benefícios da economia de energia.
2. Conforto
Uma parte significativa do gasto energético é gasta na manutenção de uma temperatura confortável em casa e no escritório. No inverno - para aquecimento, no verão - para ar condicionado.
Um sistema climático devidamente configurado não só utiliza a energia de forma eficiente, mas também mantém um “clima dentro de casa” confortável. No inverno ninguém congela, no verão ninguém definha de entupimento.
3. Natureza
A percentagem de fontes renováveis “verdes” na produção global de energia está constantemente a aumentar. Mas os volumes de energia “limpa” não serão em breve iguais aos que obtemos através da queima de gás, carvão e produtos petrolíferos.
Ao queimar hidrocarbonetos, emitimos para a atmosfera uma enorme quantidade de substâncias nocivas a todos os seres vivos, das quais sofremos não só nós, mas também os nossos animais, rios, florestas e lagos.
Quanto menos energia utilizarmos, menos sujidade entra na natureza, melhor será a nossa saúde, mais exuberantes serão as nossas florestas e mais limpas serão as nossas águas. Quanto mais frequentemente os nossos filhos poderão ver um coelho, uma cegonha ou um corço, não através das grades de um zoológico, mas num caminho na floresta, fora da janela de um trem ou carro.
4. Clima
Não passa um dia sem que os meios de comunicação social relatem um novo furacão, uma onda de calor catastrófica, uma inundação ou uma seca. Os cientistas culpam o aquecimento global por isso e associam-no ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta.
Um dos poluentes mais poderosos da atmosfera com dióxido de carbono é a energia. Ao reduzir o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono, podemos travar processos climáticos negativos.
Deixemos os cépticos argumentarem que nada está realmente provado, que é possível que o aumento da concentração de gases com efeito de estufa não seja uma causa, mas sim uma consequência do aquecimento. Será este um motivo para recusar algo que pode prejudicar o nosso planeta? É muito perigoso esperar por uma confirmação confiável? Quem esperará por eles e quem precisará deles se o ponto sem retorno for ultrapassado? Certamente não nós e não nós.
5. Economia e tecnologia
Quanto mais baixos forem os custos da energia para a produção, mais baixo será o seu preço, maior será a competitividade dos nossos produtos e mais eficiente será a economia.
O consumo eficiente de energia estimula o pensamento científico e o desenvolvimento de tecnologias modernas. Alguém se lembra de quando os carros americanos pararam de bombear gasolina nas rodovias? Após a primeira crise energética em 1973.
As tecnologias mais recentes proporcionam liderança tecnológica, tornam os produtos ainda mais competitivos e aumentam a segurança económica e militar do país.
6. Crianças
Todos nós trabalhamos, nos divertimos, discutimos sobre política e subimos na carreira. Mas vivemos para o bem dos nossos filhos, não é?
Quanto menos utilizarmos os recursos do planeta, mais sobrará para os nossos filhos e netos. Não vale a pena economizar energia só para isso?

























