Economia de energia - o que é isso? Vamos responder à pergunta. Maneiras básicas de economizar energia

Hoje, no mundo moderno, a poupança de energia é parte integrante da vida de uma sociedade civilizada. Isso inclui cuidar da saúde, economizar dinheiro e ter conforto de vida. Mas uma das características (globais) mais importantes da poupança de energia é proteger o ambiente dos impactos negativos.

Conceito de economia de energia

O próprio conceito de “economia de energia” começou a ser utilizado em muitos países há muito tempo, ainda no período soviético. Hoje, a economia de energia é caracterizada pelo aparato conceitual dado na principal Lei Federal “Sobre Economia de Energia e Aumento da Eficiência Energética e sobre Alterações em Determinados Atos Legislativos.

painel solar para economia de energia

A economia de energia baseia-se em um recurso energético como portador de energia que pode ser utilizado em qualquer atividade.

A Lei Federal de Economia de Energia também introduz o conceito de “recurso energético secundário”, que é um recurso energético obtido a partir de qualquer processo tecnológico não destinado à geração de energia.

A poupança de energia é qualquer atividade que visa reduzir o volume de utilização dos recursos energéticos sem comprometer a função principal da sua utilização.

Apesar da extrema precisão das definições, muitas vezes ocorre confusão nos conceitos de “poupança de energia” e “eficiência energética”. A este respeito, esta seção fornece uma definição deste último.

A eficiência energética é um determinado conjunto de características que refletem a relação entre o efeito da utilização dos recursos energéticos e os custos dos próprios recursos energéticos. A eficiência da poupança energética é caracterizada, entre outras coisas, pela classe de eficiência energética, que reflete o grau de utilidade de um produto em termos de poupança energética. Para determinar a eficiência energética, são realizadas pesquisas energéticas especiais.

Duas áreas de estar, a uma taxa de 95 kWh por 1 m2. Neste sentido, foram introduzidas alterações que conduziram não só à regulação do consumo de energia, mas também à aplicação de soluções específicas de eficiência energética em projetos de edifícios residenciais e públicos.

economia de energia em casa

Atualmente, diversas soluções energeticamente eficientes são utilizadas em edifícios residenciais e edifícios sociais (creches, escolas, etc.):

  • São utilizados dispositivos para medição automática do fluxo de água quente e refrigerante no sistema de aquecimento.
  • São utilizados reguladores alimentados por bateria, permitindo que cada residente ajuste a temperatura do ambiente a seu critério.
  • As tubulações são isoladas para reduzir as perdas de calor.
  • São utilizadas unidades de ventilação com sistema de recuperação de calor.
  • A envolvente do edifício inclui isolamento de alta qualidade e janelas com vidros duplos de três câmaras.

Além de padronizar os projetos de edifícios, foram desenvolvidas certas medidas para estimular a construção de habitações com eficiência energética. Por exemplo, existem benefícios fiscais para proprietários de edifícios energeticamente eficientes:

  1. Os imóveis com elevada classe de eficiência energética não estão incluídos na base tributável durante três anos a contar da data do registo.
  2. É possível dobrar a depreciação desse imóvel.

Os incentivos tarifários também são utilizados como forma de motivar o consumo racional de recursos energéticos pelos moradores das cidades.

Sistema estadual de informação sobre economia de energia

O Sistema de Informação do Estado (SIG) “Eficiência Energética” é um centro de acumulação de todas as informações sobre economia de energia. Projetado para a população do país, pessoas jurídicas, funcionários públicos. Além de informar sobre novas soluções energeticamente eficientes, as conquistas dos inovadores modernos, ajudando as empresas e os proprietários de residências a reduzir o consumo de energia, esta plataforma também é utilizada pelos serviços governamentais para recolher informações sobre o consumo de energia das organizações orçamentais.

Esta última função é implementada através do módulo “Informação sobre poupança de energia e aumento da eficiência energética”. Aqui, as organizações orçamentais e os municípios preenchem declarações de consumo de energia online utilizando os seguintes dados:

  • Passaporte energético.
  • Carta da organização.
  • Tabela de pessoal organizacional.
  • Faturas de combustíveis e recursos energéticos.
  • Passaporte técnico do edifício e dados do IPV.
elaborando um projeto em um computador

Este módulo de poupança de energia permite poupar recursos de organizações que são obrigadas a reportar às autoridades federais sobre os gastos com recursos energéticos, e também fornece às agências governamentais a capacidade de analisar e tirar conclusões rápida e minuciosamente sobre as mudanças na política energética do país.

Concluindo, vale ressaltar que economizar energia não significa apenas economizar dinheiro. Em primeiro lugar, trata-se de cuidar do amanhã, em que nossos filhos terão que viver.